Destinos

Destinos
Destinos

Dicas

Dicas
Dicas

Hotéis e Gastronomia

Hotéis e Gastronomia
Hotéis e Gastronomia

Estereótipos de turistas: em qual deles você se encaixa?

estereotipo-de-turistas
Foto por Weheartit.

Boa noite bem viajadas(os)!


Finalmente é sexta-feira! Esperei por isso desde...domingo. Para celebrar este dia tão amado por todos, decidi escrever um post mais leve, comparando os principais estereótipos de turistas. Claro que não só já vi cada um desses estereótipos como também me encaixo em alguns deles. Espero que vocês gostem!

O brasileiríssimo


É aquele que vai para outro país mas quer comer feijoada e tomar um guaraná no almoço. Passa frio mas mesmo assim continua andando de Havaianas. Em multidões, sempre fala em bom e alto português, para que alguém finalmente pergunte: "de onde você vem?" e ele possa responder com um sorriso: "do Brasil!". Quando dois turistas brasileiríssimos se encontram, não importa que um seja do Rio Grande do Sul e o outro do Amapá, pode ter certeza que vão virar melhores amigos, pelo menos enquanto o passeio durar.

O comprador de lembrancinhas

É aquele turista que passa mais tempo nas lojas de lembrancinhas do que nos atrativos turísticos. Compra ímã de geladeira, calendário, chocolate, abridor de garrafa, bolsa, xícara, bichinho de pelúcia, chaveiro, prato, bloquinho de anotações, copinho de shot, estátua, medalha, camiseta, guarda-chuva... e depois de comprar tudo reclama que não consegue fechar a mala. Leva presentes até para a professora da irmã do amigo do primo.

O deslumbrado

É aquele que caminha como se estivesse descoberto um novo planeta. Tudo é diferente, interessante e digno de uma foto. Fala sobre como tudo é super especial na destinação: as pessoas, as lojas, as roupas, os carros, os passarinhos. Anda geralmente com a boca e os olhos bem abertos, porém parece que não vê e não ouve nada do que os outros dizem, como se estivesse em sua própria bolha.

O super viajante

É aquele que já viajou mais do que você, para lugares melhores do que os que você visitou e com certeza sabe muito mais sobre o mundo do que você. Se você comentar que visitou um lugar, pode ter certeza que ele vai fazer perguntas para provar se você foi mesmo lá. Também vai comentar sobre tudo que fez quando ele foi - porque é claro que ele foi antes que você - e vai dizer algo como "você não foi naquele atrativo XY? mas é o melhor atrativo do lugar!".

O cansado

É aquele que quer muito mesmo fazer uma trilha até a cachoeira no topo da montanha, mas infelizmente está exausto da viagem e "quer evitar a fadiga". Quem sabe depois de 5 dias relaxando no hotel ele consegue ir até a esquina para pegar um táxi até o massagista mais próximo.

O colecionador

É aquele que precisa passar por cada um dos atrativos turísticos disponíveis em uma destinação, mesmo que isso tenha que ser feito em uma tarde. Está sempre correndo de um lugar para o outro mas permanece em um atrativo somente tempo o suficiente para tirar uma foto que depois vai parar em um álbum no Facebook. Um "colecionador" pode eventualmente se tornar um "super viajante" e é o maior inimigo do "cansado".

O turista noturno

É aquele que vai para a balada das 23:00 - 07:00, dorme das 07:30 - 17:00 e quando acorda vai para o esquenta antes de recomeçar tudo de novo. Nem tem certeza de quais são os atrativos turísticos do lugar que está visitando, mas também não vê a menor importância nisso.

O cult

É aquele que frequenta museus, bibliotecas e teatros exclusivamente. Não gosta de ser chamado de turista e acredita ser intelectualmente superior à todos eles. Não coloca fotos da viagem em lugar algum, já que redes sociais são para o "povão". Não ve a hora de mencionar que visitou um lugar porém simplesmente comenta como se não fosse nada de mais. Tende à utilizar palavras "difíceis" para parecer mais culto, como por exemplo, em vez de dizer que foi para o campo/ interior/ colônia, vai dizer algo como "visitei a região campestre, um lugar frugal".


É claro que existem ainda vários outros estereótipos de turistas, mas esses são alguns exemplos que eu já encontrei ou até mesmo que eu me encaixo. Quero deixar claro que esse post foi escrito como uma forma de humor e não foi minha intenção ofender à ninguém.

E você, em qual estereótipo se encaixa?

- Milena

2 comentários

  1. Kkkkk, me encaixei em vários, menos o das baladas, cansado e o cult, os demais to dentro, rsrsrs... Adoro seus posts, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe eu também me encaixo em alguns :-) que bom que você gosta! Beijo

      Excluir