Destinos

Destinos
Destinos

Dicas

Dicas
Dicas

Hotéis e Gastronomia

Hotéis e Gastronomia
Hotéis e Gastronomia

Top 6 Apps de Viagem Preferidas

Foto por Milena Beledelli.

Ok, tenho algo um pouco embaraçoso à confessar: até o lançamento do mais recente iPhone, no ano passado, eu não tive smart phones. Eu sei, é um absurdo pensar que apesar de ser uma pessoa super tecnológica (acho que ter um blog é prova disso!) até recentemente eu não tinha whatsapp, instagram ou qualquer app.

Resolvi investir no iPhone - finalmente - e depois disso investi também em apps que me ajudaram ainda mais antes, durante e depois das minhas viagens. Abaixo você pode ver minha lista de apps  gratuitas preferidas até o momento:


1. Booking.com
exemplo-app-viagemFoto por iTunes.

É a app do site de reservas de hotéis Booking.com. Para dizer a verdade eu nem lembro quando foi a última vez que reservei um hotel sem esse site - e agora a app - . Seja no Brasil ou no mundo, o Booking é na minha opinião o melhor dos sites de reserva de hotéis. A app também é super simples de utilizar: você simplesmente coloca o nome da sua destinação, como por exemplo, Rio de Janeiro, o dia de check in e check out e o número de pessoas. Pronto: a app vai mostrar todas as opções disponíveis para reserva. Você pode ainda ver suas reservas feitas anteriormente, quando você ficou no hotel e quanto pagou na época. Um dos melhores pontos da app é também a possibilidade de criar listas, ou seja, você pode procurar diferentes hotéis e criar uma lista chamada “Possíveis Hotéis”. Minhas listas incluem hotéis que eu ficarei em uma próxima viagem, hotéis dos sonhos e hotéis nos quais eu já me hospedei.

A app do booking.com está disponível em Português e você pode escolher como moeda o Real. Disponível na App Store aqui e para Android aqui.

2. TripAdvisor
exemplo-app-viagemFoto por iTunes.


Com o TripAdvisor você pode fazer quase tudo: procurar hotéis, restaurantes, vôos, atrativos turísticos e até mesmo escrever avaliações sobre lugares que você já visitou. É como um serviço de consultoria de viagem prestado por quem entende mais do assunto: turistas que já visitaram o local. A app também conta com uma ferramenta chamada “Near Me Now” (“Perto de mim agora”), onde você pode procurar hotéis, restaurantes e atividades para fazer quando já está na sua destinação, não precisando planejar cada detalhe da viagem antecipadamente. A app conta ainda com fóruns onde você pode criar perguntas à outros turistas ou escrever respostas caso você possa ajudá-los. O melhor da app é a ferramenta “Downloaded Cities” (“Cidades baixadas”), que você pode utilizar para baixar todas as informações disponíveis sobre uma cidade e depois ler as mesmas quando estiver sem acesso à Internet. Convenhamos que estar sempre online não é fácil!

Disponível na App Store aqui e para Android aqui.

3. Skyscanner
exemplo-app-viagemFoto por iTunes.


Essa app ajuda bastante na hora de buscar um vôo, já que indica quando você encontra melhores preços de passagens aéreas. Você pode escolher para onde deseja viajar ou até mesmo definir como opção “Toda a parte” e “Qualquer dia”, o que vai mostrar diretamente quais são os lugares mais baratos para se viajar saindo do local onde você está. Eu pesquisei um exemplo saindo de Porto Alegre com destinação à Salvador e encontrei como resultado vôos à partir de R$228 (ida) e R$225 (volta) em Agosto. Você pode filtrar sua busca por escalas - vôos diretos obviamente saem mais caros -, duração máxima do trajeto (incluindo escala), horários de partida do vôo e companhia aérea. O Skyscanner é perfeito para quem tem flexibilidade para escolher quando vai viajar.

A app Skyscanner está disponível em Português e você pode definir preços em Reais. 
Disponível na App Store aqui e para Android aqui.

4. App in the Air
exemplo-app-viagemFoto por iTunes.


A App in the Air talvez seja a mais desnecessária app da minha lista, mas é provavelmente a que eu mais gosto. Você pode adicionar seus próximos vôos ao seu perfil e ver o número do vôo, a data da viagem e o aeroporto de partida e chegada em “Meus Vôos”. Quando você clica em um de seus futuros vôos, você pode ver em quantos dias/ horas o check-in para o vôo será finalizado e em qual terminal, quando é o embarque e em qual portão e quando será a decolagem e a aterrisagem. Você pode ainda fazer check-in online (se disponível), reportar um atraso no vôo (que é visto por outras pessoas que usam a app) e pré-reservar um shuttle no aeroporto de destinação. Quando você clica em seu perfil, pode ver quantos km e quantas horas de avião você já fez desde que começou a utilizar a app, quantas empresas aéreas utilizou, quantas aeronaves diferentes, quantos aeroportos e quantos países. Conforme você vai utilizando a app, você ganha diferentes selos, como por exemplo, o “Early bird” (quando você pega um vôo super cedo no dia), o “5 countries” (quando você viaja por 5 países) e o “Brazil” (quando você visita o Brasil). Ao todo são 25 selos para colecionar. Quando você completa um vôo, também recebe uma notificação fofa com a foto do local de aterrisagem dizendo quantas horas de viagem você fez, quantos km e com qual aeronave. Você pode compartilhar a notificação no Facebook.

A App in the Air está disponível na App Store aqui e para Android aqui.

5. Wi-fi Finder
exemplo-app-viagemFoto por iTunes.


É super chato quando você viaja e fica sem internet. Para acabar com esse problema, baixe a app Wi-fi Finder, que indica quais lugares próximos ao local que você está possuem wifi. Quando você instala a app deve fazer o download de uma base de dados para poder utilizá-la offline. Depois disso, a app vai localizar onde você está e mostrar em um mapa os lugares mais próximos com wifi. Você pode filtrar a busca por tipo de estabelecimento (café, hotel, restaurante, loja), por provedor ou por acesso à rede (gratuito ou pago). Em vez da visão “mapa”, você também pode ver todos os locais com wifi em formato de lista. Ao clicar no nome de um local, você tem a opção de receber informações de direção para poder chegar até o lugar.

Wi-fi Finder está disponível na App Store aqui e para Android aqui.

6. Where to Wee
exemplo-app-viagemFoto por iTunes.

Imagine que você está longe do seu hotel e precisa de um banheiro urgentemente. A app Where to Wee mostra um mapa de banheiros perto de onde você está e ainda possui um sistema de avaliação que mostra se o banheiro está em boas condições ou não. Você também pode avaliar um banheiro utilizado ou adicionar um novo banheiro ao mapa, para que outras pessoas que utilizam a app possam encontrá-lo. Deveria ser obrigatório para turistas ter uma app assim antes de poder ir à praia!

Where to Wee está disponível na App Store aqui e para Android aqui.

Espero que vocês tenham gostado da minha lista básica de Apps de viagem. É claro que existem milhares de outras apps, mas essas são as que eu utilizo mais. E você, quais apps facilitam sua viagem?



- Milena

Um comentário

  1. Oi Milena, amei as dicas. Super úteis e necessárias... Nós, que vivemos pelo mundo, sabemos o quanto nos faz falta tudo isso, rsrs. Beijos e parabéns pelo blog, adoro!

    ResponderExcluir