Destinos

Destinos
Destinos

Dicas

Dicas
Dicas

Hotéis e Gastronomia

Hotéis e Gastronomia
Hotéis e Gastronomia

Guinness Storehouse em Dublin: a cerveja dos pubs Irlandeses

GuinessFoto por Milena Beledelli.

Antes que alguém reclame, não se preocupem: eu vou contar tudo sobre minha viagem à Dublin na Irlanda! Acreditem, tenho muito à contar, tanto que estou super ansiosa para o fim de semana, para poder dedicar meu tempo para escrever diversos posts sobre Dublin e a Irlanda em geral. Neste post, porém, você vai ler informações mais detalhadas sobre um dos pontos mais visitados na capital Irlandesa: a Guinness Storehouse, onde são produzidas as famosas cervejas pretas Guinness.

Conhecemos a cervejaria no nosso terceiro dia de passeio em Dublin. A Guinness Storehouse - ou em português, o depósito da Guinness -, é um prédio em formato de uma caneca de Guinness que até 1988 foi utilizado para a fermentação de cerveja. Hoje em dia, é um paraíso para os turistas e amantes de cerveja em geral. No térreo tivemos que esperar cerca de 20 minutos para conseguir comprar nosso bilhete de entrada (que mais tarde deu direito à uma Guinness). Logo na entrada é possível observar que o lugar é feito para turistas: depois de uma breve introdução à Guinness ganhamos um guia de áudio (disponível em português) e vimos uma grande loja vendendo diversos tipos de lembrancinhas relacionadas à cerveja.
Guiness-IrlandaÁrea de entrada da Guinness Storehouse. Foto por Milena Beledelli.

Subindo uma pequena escada observamos os 4 ingredientes que compõem a Guinness: água, cevada, malte e levedura. É claro que o lugar apresenta os ingredientes de uma forma mais dramática, com malte atrás de grandes vidros e uma cascata de água com um pequeno "lago" artificial cheio de moedas, como se o depósito da Guinness fosse um tipo de poço dos desejos. Além dos ingredientes, vimos também um pouco da história da família Guinness, sendo que o que mais me impressionou foi o fato de que Arthur Guinness teve nada mais, nada menos, que 21 filhos.
MalteÁrea dos ingredientes. Foto por Milena Beledelli.
LeveduraÁrea dos ingredientes. Foto por Milena Beledelli.
Guinness-IrlandaÁrea dos ingredientes. Foto por Milena Beledelli.

No andar seguinte observamos o passo à passo do processo de fermentação que começa com a cevada e termina com a adição da levedura. Depois da fermentação a cerveja é preparada para ser embalada em um barril e finalmente transportada. O que mais chamou a atenção nesse andar foi, porém, um monumento esculpido por diversos escultores e artistas para representar a história e o futuro da Guinness, chamado de "Made of More monument”. Ainda nesse andar, paramos para uma pausa na cafeteria e comemos um ensopado de carne com molho Guinness, claro. Até eu que não sou super fã de cerveja achei uma delícia!
Fermentacao-CervejaProcesso de fermentação. Foto por Milena Beledelli.
Barril-de-cervejaBarril da Guinness. Foto por Milena Beledelli.
Barril-de-cervejaBarris da Guinness. Foto por Milena Beledelli.
Monumento-GuinnessMonumento "Made of More". Foto por Milena Beledelli.

No próximo andar, pudemos ter nossa primeira degustação da Guinness. Entramos em uma espécie de bar com 4 diferentes pedestais. O lugar era completamente claro, e o gelo seco saindo de cada um dos pedestais dava a impressão de estarmos entrando no paraíso. Enquanto uma bartender preparava uma pequena amostra de Guinness em copos de shot, fomos convidados a sentir o aroma emergindo de cada um dos pedestais. Cada pedestal tinha o aroma de um ingrediente que compõe a cerveja. Logo em seguida, pegamos nossos copos de shot cheios de Guinness e entramos em uma sala onde uma moça nos explicou como deveríamos degustar a cerveja. Ela nos explicou que primeiramente deveríamos sentir o aroma da cerveja, tomar um gole generoso e só então expirar. O "gosto amargo", característico das cervejas é sentido na garganta, enquanto na ponta da língua deveríamos sentir um gosto mais doce.

Um andar acima e vimos todos os comerciais e propagandas da Guinness ao decorrer dos anos. Minha campanha preferida era de um peixe andando de bicicleta com a mensagem “Uma mulher precisa de um homem tanto quanto um peixe precisa de uma bicicleta”. Super girlpower! Também pudemos deixar nossa mensagem para a Guinness, que escrevemos em um dos iPads disponíveis no lugar.
Guinness-TucanoPropagandas Guinness. Foto por Milena Beledelli.
Guinness-Storehouse"Uma mulher precisa de um homem tanto quanto um peixe precisa de uma bicicleta". Foto por Milena Beledelli.
Guinness-Dublin"Coisas boas acontecem para aqueles que esperam". Foto por Milena Beledelli.

Depois disso subimos mais um andar e conhecemos a “Guinness Academy”. Lá pudemos preparar nossa própria Guinness depois de uma aula (ministrada por uma peruana) em como servir o chopp perfeito. Tiramos uma foto com o grupo de “estudantes” e ganhamos um diploma por ter “graduado” em preparação de Guinness - pena que não posso adicionar ao meu currículo! -. Depois disso pudemos saborear nossa Guinness.
Cervejaria-GuinnessEu servindo o chopp perfeito. Foto por Sebastian Manske.
GuinnessCertificado do Sebastian pela Guinness Academy. Foto por Sebastian Manske.

Como já tinhamos comido o ensopado no café, só visitamos o andar dos restaurantes para uma breve visita. Com nossas Guinness fomos então ao último andar do prédio, onde um bar com vista panorâmica da cidade e música irlandesa ao fundo deu a sensação de visita terminada. 
Guinness-BarDecoração do Arthur's Bar. Foto por Milena Beledelli.

Dicas

  • O preço por pessoa (adultos) é de 18€, com direito a uma Guinness e o diploma na Guinness Academy.
  • A Storehouse da Guinness está aberta diariamente das 09:30 às 17:00 e é uma das paradas do ônibus de turismo estilo “hop on hop off”. Atenção: você vai passar ao menos 3 horas visitando a Guinness Storehouse.

Espero que vocês tenham gostado do post sobre a Guinness! Mais posts sobre a Irlanda estão à caminho. ;-)

Cheers!


- Milena

2 comentários

  1. Adorei Milena, já estou esperando os próximos posts, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Agnes! Estou finalizando mais um post, amanhã vou postar :-) Beijo!

      Excluir