Destinos

Destinos
Destinos

Dicas

Dicas
Dicas

Hotéis e Gastronomia

Hotéis e Gastronomia
Hotéis e Gastronomia

Mitos e verdades sobre Alemães

alemaes-festaFoto por Weheartit.

Alemães adoram salsicha e linguiça.

Verdade. Não só adoram, amam! Em toda cidade Alemã você encontra pequenos quiosques ("Imbiss") vendendo salsicha com molho curry ("currywürst)" ou grelhada dentro de um pão ("bratwürst)" com batata frita de acompanhamento. Eles também adoram colocar maionese na batata frita e a salsicha é bem picante.


Alemães são super pontuais.
Verdade. Dificilmente você encontra um alemão atrasado. Claro que existem exceções, mas a maioria é pontual. Os ônibus nas cidades também são pontuais (geralmente a cada 10 min), assim como os trens (quando não estão em greve!). Se você tiver uma reunião de negócios com um alemão, não se atrase.

Alemães são sérios e frios.
Depende. Nem todos os alemães são sérios. Na verdade eu acredito que eles são simpáticos em sua maioria, porém você precisa conhecê-los bem. Se você acabou de conhecer um alemão, não espere abraços e sorrisos o tempo todo. Isso é visto como falsidade.

Todos os alemães são brancos, loiros e com olhos claros.
Mito. Tudo bem, na parte Norte da Alemanha é verdade, a maioria dos alemães são assim, padrão Gisele Bündchen. Porém, na região da Baviera – sul Alemão -, o povo tem características mais italianas, com pele um pouco mais escura e cabelos e olhos castanhos.

A qualidade alemã é a melhor do mundo.
Depende. Não podemos afirmar que algo tem uma qualidade superior somente pelo fato de ser produzido na Alemanha. Porém, é verdade que os alemães são muito rigorosos em relação à qualidade de seus produtos e não compram algo que sabem que é de pouca qualidade. Também dão preferência à carros de marcas do próprio país, já que confiam em sua qualidade.

Alemães trocam “as” artigos das palavras.
Verdade. Provavelmente a verdade mais engraçada desta lista. Meu marido está aprendendo português e sempre troca o artigo, como por exemplo “o meu esposa”. Mas eu acho que esse problema é “fofo”, e, além disso, nós brasileiros também cometemos o mesmo erro falando alemão.

Cerveja, cerveja, cerveja.
Verdade, mas depende. É verdade que alemães adoram cerveja, especialmente os alemães da Baviera. Porém, eles sabem como tomar cerveja. Não tomam para ficar bêbados, achando que são os reis da cocada preta. Aproveitam a cerveja, tomando no almoço, por exemplo, como se fosse vinho. Assim como no Brasil, preferem cerveja gelada.

Alemães adoram organização.
Verdade. Tudo tem um motivo, razão e lugar. Este provavelmente é o estereótipo verdadeiro que mais me irrita, não só porque eu não sou a rainha da organização, mas porque as vezes eles se concentram demais em detalhes que não são importantes e tudo fica super burocrático.

Alemães adoram flores e jardins.
Verdade. Alemães tem que ter pelo menos uma sacada caso não seja possível ter um jardim. Não entendo bem o motivo da fixação já que pelo menos 6 meses ao ano é impossível aproveitar o jardim devido ao frio ou à chuva, mas ainda assim, eles dedicam boa parte do seu tempo livre plantando. Quando o verão chega, você sente cheiro de salsicha vindo de todas as casas vizinhas, que aproveitam para grelhar um “churrasco” no quintal.

Alemães vivem para o trabalho
Mito. Apesar de alguns fazerem bastante hora extra (que aqui não é paga adicionalmente), os alemães não vivem para o trabalho. A grande maioria simplesmente concentra mais esforços enquanto está trabalhando e não para até atingir o resultado esperado. São perfeccionistas e ambiciosos, mas também sabem quando devem relaxar. Em grandes empresas como a que eu trabalho, os funcionários podem sair do trabalho às 15:00 nas sextas-feiras e tem “home office”, podendo trabalhar de casa uma vez por semana caso o chefe autorize.  



- Milena

Nenhum comentário