Destinos

Destinos
Destinos

Dicas

Dicas
Dicas

Hotéis e Gastronomia

Hotéis e Gastronomia
Hotéis e Gastronomia

Hábitos que melhoram sua viagem


Olá Bem Viajado(as)! Primeiramente gostaria de agradecer à todos que curtiram a página do Bem Viajada no Facebook! Se você ainda não curtiu, clique aqui.

No post de hoje decidi contar um pouco sobre alguns hábitos que deixam uma viagem ainda melhor, seja antes, durante ou depois da viagem. Vamos combinar que viajar é uma delícia, porém as vezes acabamos mais estressados do que antes. Para evitar esse sentimento de quem precisa de “férias após férias”, aqui estão alguns dos hábitos que te ajudam a relaxar ainda mais em suas viagens:

Antes da viagem

Faça uma check list
Tudo bem, eu sei que devo estar parecendo uma “neura”, mas fazer uma lista de tudo que você precisa levar em uma viagem ajuda muito! Além de ficar mais fácil para a organização da mala, também fica quase impossível esquecer itens que são indispensáveis, como remédios, carregadores, etc. 

Arrume a mala com antecedência
Você pode até estar ocupado para arrumar a mala com muita antecedência, mas jamais deixe para arrumá-la na última hora. Provavelmente você vai fazer isso com muita pressa e as chances de esquecer itens importantes são muito mais altas. Sem contar que você pode não ter notado que aquela blusinha que você TEM que levar na viagem está suja, que você perdeu seu passaporte, enfim... o ideal é arrumar a mala um dia antes da viagem. Para dicas de como melhor arrumar sua mala, leia o post “6 dicas para melhor arrumar suas malas”.

Durma cedo
Dormir bastante (ao menos 8 horas) antes de uma viagem ajuda o corpo a ficar menos tenso, diminui as olheiras e melhora o humor. Não tem nada pior do que começar uma viagem ja exausta e sentindo dores em todo o corpo porque não se teve uma boa noite de sono. Também evite pensar muito na viagem na noite anterior, já que a ansiedade não vai te deixar dormir.

Detox
Um dia antes da viagem, tente desintoxicar seu organismo, pelo menos um pouquinho. Para evitar ressaca e náusea durante toda a viagem, não beba nada com álcool ou beba muito moderadamente. Também não faça um banquete de comidas pesadas no jantar já que isso causa desconforto e também pode arruinar seu sono. 




Alimente-se bem 
Tudo bem, não foi porque eu escrevi que você não deve comer um banquete que significa que você não deve comer nada! Alimente-se bem antes de uma viagem: tome seu café da manhã, almoce ou jante, porém reduza a quantidade de alimentos “pesados” ou substitua certos alimentos e bebidas por outros. Por exemplo, eu troco meu café preto sem açúcar por um chá de hortelã, o que me ajuda a relaxar mais durante a viagem.

Tome banho e escove os dentes
Higiene é sempre fundamental, especialmente se você for ficar horas sem poder tomar banho – indo para o Brasil uma vez já fiquei 36 horas sem poder tomar banho, sim, eu sei, que nojinho! -. Por isso sempre é bom tomar banho um pouco antes de viajar (e não somente no dia/ noite anterior) e escovar os dentes antes de sair de casa, mesmo se já tenha escovado. 

(Re)carregue todos os aparelhos eletrônicos
Não esqueça de carregar/ recarregar a bateria do seu notebook, câmera e celular.

Durante a viagem


Hidrate-se
Beba bastante água e também use bastante hidratante no rosto e nas mãos. No post “Beleza em viagens: Dicas da Esteticista Marina Bordim” a Marina explica mais sobre como manter a hidratação durante uma viagem e porque é importante.

Tenha cuidado com seu dinheiro e outros pertences
Se você utilizar algum meio de transporte coletivo durante sua viagem, preste muita atenção em seus objetos pessoais, eletrônicos e carteira. Eu sempre tive confiança nas pessoas e pensei “estamos todos no mesmo lugar, se alguém roubar alguma coisa eu vou perceber”, porém não foi o que aconteceu quando esqueci minha necessaire (com toda a minha maquiagem!) em um ônibus. Quando percebi que tinha esquecido, liguei para a empresa que constatou que a necessaire não estava onde eu a deixei. Imagina se em vez de maquiagem fosse minha carteira ou celular? Tenha sempre muito cuidado!





Viaje leve
Carregue com você só o que for essencial para o trajeto. Não tem coisa que me irrita mais do que gente que carrega 25 sacolinhas em uma viagem. Pior ainda quando carregam sacolas, dentro de sacolas, dentro de sacolas. Não estoque comida, roupas e coisas desnecessárias, você não vai precisar se esconder em uma caverna em preparação ao fim do mundo, simplesmente vai permanecer algumas horas no mesmo lugar. É também muito difícil vigiar tantas coisas ao mesmo tempo, então as chances de que alguém vai roubar algum pertence seu ou que você vai perder algo são maiores.

Leve um casaco
Na dúvida, leve um casaco, mesmo se for verão! Muitas vezes o ar condicionado é extremamente frio e você não vai conseguir dormir ou relaxar quando está mais gelado que um pinguim. Eu também gosto de levar um cachecol (mesmo que não esteja tão frio) já que eu tenho amigdalite frequentemente e o ar condicionado piora ainda mais os sintomas.

Liberte-se e relaxe
Guarde seus brincos, suas lentes de contato, seus óculos, seu sapato desconfortável. Deixe seu cabelo solto, recline sua poltrona e boa viagem!

Depois da viagem

Desfaça as malas assim que chegar
Eu sei que fazer isso assim que chegar é forçar um pouco a barra, já que provavelmente a última coisa que queremos fazer depois de um dia cansativo de viagem é desfazer as malas. Mas acredite, é melhor dar aquele último empurrão e organizar tudo assim que chegar do que deixar para o outro dia. No outro dia você vai querer aproveitar a destinação ou descansar e vai se arrepender de não ter organizado tudo assim que chegou. Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje.




Confira se não esqueceu nada
Cheque bolsas, malas e bolsos para ter certeza que não esqueceu nada. Se esqueceu alguma coisa, ligue o mais rápido possível para o hotel, empresa aérea ou rodoviária e faça uma descrição detalhada sobre o que esqueceu e quando/ onde foi a última vez que você lembra de ter visto o objeto perdido.

Transfira as fotos para o computador
Se você deixar na câmera, chip ou telefone por um longo período de tempo pode correr mais risco de perder todas as fotos por algum motivo como celular roubado, câmera quebrada, etc.

Espero que esses hábitos consigam te ajudar a deixar sua viagem ainda mais tranquila e feliz. Você tem algum outro hábito de viagem que eu não comentei? Deixe um comentário!

Nenhum comentário