Destinos

Destinos
Destinos

Dicas

Dicas
Dicas

Hotéis e Gastronomia

Hotéis e Gastronomia
Hotéis e Gastronomia

Feira de Natal de Nuremberg, Alemanha

Poucas coisas são tão mágicas quanto as feiras de natal da Europa. O frio e a neve são facilmente esquecidos quando passeamos em meio à diversas tendas com decorações de natal, sentimos o cheirinho de amendoim doce preparado na hora e tomamos um copo de quentão ou chocolate quente.

Enfeites de Natal populares na Alemanha. Foto por Milena Beledelli.

No fim de semana passado eu e o Sebastian visitamos a feira de Natal mais famosa da Alemanha: a Christkindlesmarkt em Nuremberg. Além de ser a mais famosa do país, a feira é a mais antiga, tendo indícios de que a primeira ocorreu em 1628. Todo ano a cidade também escolhe uma personagem representando Jesus quando era criança: um anjo ("Christkind"), para anunciar a chegada do natal e  o início do advento natalino. A pessoa escolhida como "Christkind" - sempre uma mulher - exerce uma função real durante o natal, visitando creches, asilos e hospitais alegrando os mais necessitados e trazendo-lhes doações, segundo o site oficial do Christkindlesmarkt.

Artesanato de Natal feito por moradores de Nuremberg. Foto por Milena Beledelli.

Nuremberg fica no sul da Alemanha, há 170km de Munique e 480km de Osnabrück, a cidade onde moramos. Saímos de Osnabrück por volta de meio dia e chegamos em Nuremberg por volta das 16:00 horas, que no inverno alemão já é noite. Estacionamos o carro no estacionamento da estação de trem e de lá caminhamos até a feira, que fica localizada há aproximadamente 10 minutos (a pé) da estação.

Tenda de doces na Feira de Natal das Crianças em Nuremberg. Foto por Milena Beledelli.

A feira é dividida em diferentes partes, sendo que a primeira é composta por tendas que vendem produtos artesanais produzidos por moradores locais, bem como quentão e o famoso Lebkuchen de Nuremberg, um doce típico na Alemanha e outros países com inverno rigoroso, similar ao pão de mel no Brasil, porém com nozes, chocolate e canela. A primeira parte da feira também fica dentro da fortaleza de Nuremberg, e por isso tem um ar ainda mais charmoso já que as tendas ganham um tom medieval.

Confeiteira preparando Lebkuchen. Foto por Milena Beledelli.

Minha parte preferida: nozes, amêndoas, amendoim, macadâmias e cajus doces. Foto por Milena Beledelli.

Caminhando um pouco mais percebemos que as tendas começam a ter produtos mais variados, principalmente frutas, chás e produtos veganos e vegetarianos. Essa parte da feira também vende produtos de diferentes países e é chamada de “Christmas Market of the Sister Cities” (Mercado de Natal das Cidades Irmãs). Apesar da variedade de produtos, essa parte da feira foi a que eu menos gostei já que é mais básica e sem tanta decoração natalina.

Enfeites de Natal típicos da Alemanha. Foto por Milena Beledelli.

Pertinho da feira principal vimos a Feira de Natal das Crianças de Nuremberg, com decoração natalina especial e brinquedos como uma mini roda gigante e um carrossel modelo vintage. Essa feira é uma boa pedida para comprar doces!

Carrossel vintage na Feira das Crianças. Foto por Milena Beledelli.

Descendo a rua um pouco mais, finalmente chegamos na feira principal. Lá, dezenas de tendas vendem de tudo: cachecóis e luvas, artesanato feito com vidro, enfeites de natal feitos à mão entalhados na madeira, biscoitos de gengibre, amendoim e amêndoas doces, a famosa salsicha de Nuremberg (sim, é claro que não pode faltar salsicha no Natal Alemão), quentão, chocolate quente, entre vários outros alimentos e artesanato. Para se ter uma idéia, este ano a feira teve mais de 160 tendas!

As luzes indicam o caminho para a feira principal. Foto por Milena Beledelli.

A feira principal também fica localizada em frente à Igreja da Nossa Senhora (Frauenkirche), onde durante algumas noites bandas e corais encantam à todos com músicas natalinas. Para tirar uma foto da feira incluindo a igreja, uma boa pedida é subir as escadarias de um restaurante logo no início da feira.

A Christkindlesmarkt e a Igreja da Nossa Senhora. Foto por Milena Beledelli.

Algo que achei impressionante também foi que apesar de ter por dia quase 20 mil pessoas, durante o nosso passeio vi somente 2 policiais. Tenho que admitir que estou numa fase meio paranóica com tudo o que está acontecendo na Europa, e ver somente 2 policiais foi um “choque”. O Sebastian acredita, no entanto, que mais policiais estavam à paisana para não causar nenhum tipo de medo ou pânico. Não vimos nenhum tipo de violência por mais pequena que pudesse ter sido como alguém roubando uma carteira, por exemplo.

Dicas:

  • Experimente as comidas mais típicas de Nuremberg durante a feira de Natal: as salsichas e os Lebkuchen. Os biscoitos são mais caros que no supermercado, mas são caseiros e deliciosos!
  • Experimente o Gluhwein (quentão) mas vá com calma. Pela feira ser em local aberto e super frio (se bem que quando fomos ainda não estava tao frio, por volta de 5 graus) e o vinho super quente, podemos sentir o efeito do álcool muito mais rápido.
  • A feira é super lotada! Se você não tem paciência para filas ou ficar presa no meio da multidão evite a feira principal e vá para a Feira das Crianças, a Feira das Cidades Irmãs ou a Feira que fica na Fortaleza de Nuremberg (minha preferida).
  • A feira tem hora para acabar e não é tão tarde! As lojas na feira da Fortaleza fecham as 18:30 e as da feira principal as 21:00.

Eu adorei a feira de Natal de Nuremberg e recomendo à todos que adoram o Natal! 
Obs.: Desculpem a má qualidade das fotos! Elas foram feitas com o celular e de noite e eu não sou uma fotografa tão experiente. ;-)

Um comentário

  1. Que lindo Milena, adorei! Essa feira tem data certa todos os anos? Acontece só um final de semana ou vários? Pergunto porque gostaria de conhecer...
    Como sempre, adoro seus post's, beijos

    ResponderExcluir