Destinos

Destinos
Destinos

Dicas

Dicas
Dicas

Hotéis e Gastronomia

Hotéis e Gastronomia
Hotéis e Gastronomia

Primeira vez viajando de avião: o que fazer

Boa noite Bem Viajadas(os)!

A primeira vez andando de avião a gente nunca esquece, é uma ansiedade, alegria e nervosismo sem precedentes. Assim como muitos de vocês, eu demorei um tempão para andar de avião pela primeira vez: foi quando eu tinha 20 anos (ou seja, há apenas 6 anos atrás!). Se você ainda não andou de avião, não tenha vergonha ou fique triste, logo seu dia vai chegar! E para ajudar com esse dia, eu criei algumas dicas para viajantes de avião de primeira viagem:

Compre sua passagem no tempo certo
Muitas pessoas acreditam que devem comprar a passagem com bastante antecedência, já outras dizem que comprar “em cima da hora” pode valer a pena já que a pressão para vender as últimas passagens é maior. Pessoalmente, eu não acredito que exista uma regra. Depende do dia em que você viaja, a destinação, se é alta temporada ou não, feriado ou não, e por aí vai. Minha recomendação é que você procure sua passagem em sites como o SkyScanner, que mostra quando é mais barato viajar (eu escrevi sobre o SkyScanner no post “Top 6 Apps de Viagem Preferidas").

Escolha uma poltrona quando comprar a passagem
A maioria das empresas aéreas oferecem a possibilidade de escolher a poltrona em um vôo quando você estiver comprando a passagem. Se você não escolher a poltrona antecipadamente, é muito provável que não conseguirá um lugar muito bom para sentar.



Informe-se sobre sua bagagem
Consulte o site da empresa aérea para pesquisar quantos quilos podem ser levados na bagagem de mão (geralmente 10kg) e na bagagem de porão (geralmente 23kg), itens proibidos na bagagem de mão, dimensões das malas, entre outros.


Faça check-in online
O check-in online inicia 24 horas antes do vôo e você geralmente recebe uma notificação por email de que o check-in online está disponível. Preencha todas as informações e pronto: você não terá que ficar na fila do check-in! O check-in online é especialmente útil se você não tiver bagagens que precisam ser despachadas. Desse jeito você evita todos os tipos de fila e só precisa mostrar o seu e-ticket no portão de embarque. 

Leve todos os documentos necessários
Não esqueça de levar sua identidade! Se você for viajar para o exterior, além da identidade não esqueça do passaporte e, se necessário, o visto.



Chegue no aeroporto com antecedência
Viajar de avião é mais complicado que viajar de ônibus ou carro, por isso você terá que chegar no aeroporto algumas horas antes do vôo. Programe-se para chegar no mínimo 2 horas antes do vôo para viagens nacionais e ao menos 4 horas para vôos internacionais. 4 horas parecem bastante tempo, porém você vai ter que arrumar lugar para estacionar, procurar o balcão da empresa aérea, despachar a bagagem, fazer check-in (se o check-in online não está disponível), procurar o portão certo, passar por controle de bagagem e migração e somente então começar o embarque. Além disso, o check-in e despacho de bagagens geralmente fecha 1 hora antes do vôo e, depois disso, será impossível conseguir embarcar mesmo se você está no aeroporto. É melhor esperar no aeroporto do que perder seu vôo (não esqueça que muitas vezes não é possível reagendá-lo).

Como agir
Muitas pessoas podem perceber quem são os viajantes de primeira viagem e você corre o risco de receber informações incorretas ou até mesmo ser roubado já que você visivelmente parece “perdido”. Mantenha a calma e preste atenção em sua bagagem ou qualquer outro pertence. Trocar ou sacar dinheiro no aeroporto não é uma boa idéia já que várias pessoas podem estar observando. Não carregue bagagem excessiva, você vai andar muito!

Informações
Todos os aeroportos possuem balcões de informação e fácil sinalização. Assim que chegar no aeroporto, procure o balcão da sua companhia aérea para maiores informações sobre seu vôo. Alguns aeroportos também contam com pessoas contratadas para ajudar os viajantes, porém pessoalmente prefiro pedir informações diretamente para a empresa aérea ou no balcão de informações, já que infelizmente pessoas que não são contratadas para esse suporte podem estar vestidas como tais e aplicar golpes em turistas.



O que vestir
Vista algo leve, evite salto alto, “camadas” de roupas ou roupas desconfortáveis. Jeans, camiseta, tênis ou bailarina e um casaquinho são os meus itens preferidos. Em alguns casos você terá que tirar os sapatos para passar na máquina de raio x, então é melhor calçar algo fácil de tirar – você não quer ser aquelas pessoas que bloqueiam a fila -.  Você também terá que tirar seu cinto, cachecol, casaco e em alguns casos jóias e bijuterias.

Mais importante que todas essas dicas é que você aproveite o momento e se divirta! Você só fará sua primeira viagem de avião uma vez, então relaxe e boa viagem! 

Nenhum comentário